Meu Segredinho

Tolerando as Intolerâncias

  • Home
  • Sobre
  • Facebook
  • Receitas
  • Diário
  • Fala comigo!

Sobre o Blog

Bem-vindo ao Meu Segredinho! Eu sou a Ana Paula, mas pode me chamar de Aninha! Sou a celíaca, comilona e curiosa por trás desse blog. E senta que lá vem textão!!  

Desde criança eu sofro com alergias (respiratórias, alimentares e de contato). E em 2012 eu descobri que tinha problemas com uma proteína chamada glúten, que está presente no trigo, centeio, cevada e aveia (por contaminação cruzada).

Mas como isso tudo aconteceu? Foi “quase” por acaso, mas não acredito em coincidências! Eu estava com vários problemas de imunidade, e a principal suspeita era leucemia. Me sentia fraca, estressada, improdutiva! Pedi demissão do meu emprego como gerente de marketing em uma empresa de tecnologia, apesar de amar minha profissão, pois não me sentia mais motivada.

Resolvi diminuir o ritmo, cuidar da minha casa, da minha família e da minha saúde. Foi aí que o Edu me disse que precisava fazer uma dieta livre de glúten, leite e açúcares por cerca de 60 dias, e para ajudá-lo, resolvi fazer junto. Após 15 dias, quem estava tendo resultados com a dieta era eu! Acordava mais disposta, minha enxaqueca (que durava 20 dias por mês) deu uma pausa, minha pele estava melhor… Havia me sentido assim algum tempo antes, quando havia me tratado com uma dieta de baixo carboidrato.

Decidi procurar o médico que recomendou a dieta para ele. Fiz os exames sorológicos para detectar sensibilidade ao glúten e deram positivo! Tratamento? Viver sem glúten! E comecei minha jornada sem glúten, conscientemente, em 2012. Eu achava que não era celíaca, e o médico não havia pedido a biópsia do duodeno.

Meu pai, minha inspiração

Ao mesmo tempo, meu pai estava adoecendo muito e foi diagnosticado com Síndrome de Sjögren, uma doença autoimune que tem alta associação com a doença celíaca. Descobrimos que na infância, ele havia tido um quadro clássico de criança celíaca: desnutrição, abdômen distendido, dificuldade para ganhar peso e altura. Fui pesquisar e descobri que a doença celíaca é genética e hereditária, e passei a me perguntar se eu não era celíaca também.

O diagnóstico de Doença Celíaca

Em 2014 decidi buscar o diagnóstico, até para tentar ajudar o meu pai. Descobri que teria que fazer o “desafio do glúten”, que é a ingestão de uma porção determinada de glúten diária para provocar a atrofia vilositária (característica da DC). Isso porque eu já estava há 2 anos sem comer glúten! Eu não conhecia muito ainda sobre a DC e apesar de cuidar da alimentação me contaminava com frequência comendo fora de casa alimentos que acreditava serem “sem glúten”, o que poderia ajudar a concluir o desafio. Comecei a ingerir as porções de glúten e passava muito mal, não conseguia manter a regularidade.

Fiz a endoscopia após alguns meses, mas o gastro não solicitou classificação na escala Marsh e contagem de linfócitos intraepiteliais – o médico disse que o diagnóstico era inconclusivo e que eu deveria continuar comendo glúten e se passasse mal, retornar. Eu argumentei que já estava passando muito mal, e ele insistiu que era coisa da minha cabeça, que eu não tinha nada!! Saí do consultório arrasada, não porque queria ser celíaca (preferia não ser), mas por ter comido glúten, me sentido muito mal e mesmo assim, não conseguir uma resposta definitiva. Chorei por 2 dias, por mim e pelo meu pai, que enquanto eu estava nessa busca do diagnóstico havia falecido.

Sofrer sim, mas não para sempre

Busquei ajuda de outro médico, que ouviu toda a minha história, viu meus exames mostrando como melhorei ao retirar o glúten. Ele solicitou uma revisão dos meus exames, com todas as classificações, e também o exame genético para DC.  Finalmente obtive o diagnóstico: doença celíaca, com atrofia total de vilosidades (Marsh 3C).

Pois é, o primeiro gastro, que é conhecido como especialista em doença celíaca, deixou passar essa. Na época, me questionei muito por que eu quis atrás desse diagnóstico já que claramente eu ficava melhor sem glúten, e acho que foi o desespero de tentar ajudar meu pai. Hoje, se eu pudesse escolher, eu não teria feito o desafio e me assumiria como celíaca. A recuperação de alguns meses consumindo glúten foi muito mais lenta que a primeira vez que retirei ele da minha dieta. Portanto, se você precisa fazer o desafio do glúten o meu conselho é: questione bastante o seu médico, para entender o nível de lesão no intestino que ele considerará para fechar o diagnóstico, e se vale a pena ir tão longe e correr o risco de provocar novas doenças associadas.

Nasce o Meu Segredinho

Eu já estava idealizando o meusegredinho, para compartilhar as receitas sem glúten que estava aprendendo. Depois de tudo isso, ele teria um novo objetivo: ajudar outras pessoas como eu a viver melhor! E em novembro de 2014, lancei o blog e a página no facebook.

Como nem tudo são flores, nem todas as minhas alergias e sintomas melhoraram com a dieta sem glúten. Veio então o desafio de diagnosticar as alergias e intolerâncias alimentares. E não foram poucas! Positivei para mais de 100 alimentos no exame Elisa IgG para 221 alimentos. Ovo, leite, trigo, milho, arroz e carne suína positivos no IgE. Conclusão: quadro de disbiose intestinal, agravando a hipersensibilidade a alimentos. Com muita dedicação, apoio dos médicos e nutricionistas que me acompanham, estou indo muito bem e reintroduzi vários alimentos de volta na minha dieta! Já consigo até comer ovo cozido!

Mais mudanças!

Em 2016 eu voltei pra faculdade, para estudar nutrição. Apesar do sucesso do Meu Segredinho, eu senti que poderia ajudar mais pessoas se me especializasse nessa área que passei a amar e a respeitar ainda mais. Eu nunca havia me imaginado trabalhando na área da saúde, e hoje não me vejo fazendo outra coisa!

Recentemente, pensei em desistir de tudo. A página se tornou um sucesso, gostando da faculdade, minha saúde ótima. Finalmente, aos 37 anos, eu havia conseguido engravidar e estava me cuidando ainda mais, tudo corria muito bem… Mas infelizmente eu sofri uma perda. Por mais que eu soubesse que é alto o índice de abortos na primeira gestação, após os 35 anos, em portadores de doenças autoimunes, etc etc, eu não conseguia acreditar. Não era meu momento, aceitei e estou buscando retomar, aos poucos, minha dedicação à página e ao blog.

Hora de seguir em frente!

Meu Segredinho!

Bom, chega de história! Sou amadora, não sou chef de cozinha, não pretendo vender produtos, não sou nutricionista ainda! Sou só uma autodidata apaixonada por aprender e compartilhar.

Eu sei também que muitas vezes, a dieta para celíacos cu$ta um pouquinho mais que a “normal”. Vou tentar ajudar vocês a entender como eu faço para comprar e utilizar melhor os ingredientes. Garanto que dá pra mudar o cardápio sem aumentar muito os gastos.

O Meu Segredinho é pensado, preparado, desenhado e realizado com todo meu coração e disposição. Espero que curtam!

Beijos,

Author Signature

Comentários

comentários

Originalmente

Oi, eu sou a Aninha e estes são meus segredinhos, dicas, desabafos e receitas de uma celíaca para viver muito bem sem glúten! ♡
Saiba mais →

Instagram @meusegredinho

Dicas do Meu Segredinho

Tratamento da Doença Celíaca
A minha SAÚDE é minha PRIORIDADE!
Mirtilo ou Blueberry
Sol e Vitamina D

Veja +Dicas

Segredinhos +Recentes

Mandioca: Mitos e Verdades – Domingo Espetacular

Tô de volta!!

Proteína relacionada à Doença Celíaca pode ser um marcador da Sensibilidade ao Glúten Não-Celíaca, diz estudo

Obrigada pelo ano incrível, e sem glúten!

Ser celíaco ou doente celíaco: a escolha é sua!

Bibliografia do Meu Segredinho

Bibliografia do Meu Segredinho

eu recomendo

Sabor Seguro

 
Bom Sem Glúten

 

Oi, eu sou a Ana e estes são meus segredinhos, dicas, desabafos e receitas de uma celíaca e alérgica para viver muito bem sem glúten, leite e sem alergias! ♡
Saiba mais →

Mandioca: Mitos e Verdades
backtoschool
Pão de Hambúrguer
Zonulin, uma proteína encontrada em níveis mais elevados no sangue de  celíacos e sensíveis ao glúten não-celíacos, pode ser a chave para a compreensão de como o glúten é capaz de causar dano aos intestinos.
2016
escolha

Marmita é ❤️

Copyright © 2019 · Foodie Pro Theme by Shay Bocks · Built on the Genesis Framework · Customized by Ana Paula Rodrigues