Meu Segredinho

Tolerando as Intolerâncias

  • Home
  • Sobre
  • Facebook
  • Receitas
  • Diário
  • Fala comigo!

Reflexões celíacas

4 setembro 2015 by Ana Paula Rodrigues

Eu refleti bastante sobre algumas coisas no mês de agosto. Talvez vocês tenham notado que não publiquei nada aqui no blog, e no facebook foquei em compartilhamentos rápidos. Em agosto do ano passado, perdi meu pai. Para completar, entrei no “inferno astral”, o que para mim é tempo de reflexão. Logo meu aniversário chega (faltam 2 semanas!) e quero estar renovada, iniciar um novo ciclo mais leve e mais saudável. Então escrevi mais um texto enorme e ficarei super feliz se você tiver paciência (e tempo) para ler!

Em meio a esse período de introspecção, acompanhei algumas discussões em grupos onde participo e recebi também algumas mensagens que me fizeram pensar: por que eu insisto em dividir minha experiência sobre o glúten e a vida celíaca com outras pessoas? 

porque

A princípio, eu gostaria de ter descoberto beeeem antes sobre a doença celíaca e as questões sobre o glúten. Pois talvez, houvesse tempo para ajudar meu pai. Mas não deu, talvez seja coisa do destino, não sei… Apenas sei que ele gostaria que eu dividisse informações com mais pessoas para ajudá-las de alguma forma. E desta maneira eu também faço algo por mim pois essa troca de energia faz um bem danado!

Desde que me descobri celíaca, praticamente todos os dias eu leio (e releio) todo tipo de publicação sobre o glúten e alergias. Acompanho pessoas e organizações que debatem o tema. Devoro livros, assisto palestras, leio tudo que encontro pela frente que tenha a palavra “glúten”. Enfim, todo dia estou aprendendo, pois vejo que para mim é a melhor forma de lidar com a doença celíaca e as alergias, não apenas alimentares. Fiquei meio obcecada sim, admito.

estuda

“Ah, você já sabe tudo então Ana?” Hahahaha quem me dera! Quanto mais eu estudo, mais eu descubro que não sei NADA. Só que já sei um pouquinho mais do que há alguns anos e posso ter um controle melhor sobre a minha saúde. Aprender é um exercício maravilhoso!

Então, todo dia eu também penso: como explicar para as outras pessoas, de uma forma simples, objetiva e didática tudo aquilo que tenho visto em todas essas fontes? Seria bem mais fácil chegar aqui e simplesmente colar os links para essas publicações, mas quem as leria? Quantas pessoas eu poderia ajudar? Como lidar com as críticas? Por que continuar fazendo isto?

duvidas

Ainda preciso ressaltar que não faço isso sozinha, nem fui a primeira a fazer (talvez eu seja uma das mais recentes)! Têm vários outros blogs, páginas e grupos por aqui, maravilhosos e cheios de informações para nós. Pessoas generosas que dedicam seu tempo para dividir o que aprenderam!

Mas de vez em quando vejo algumas grosserias e críticas muito infundadas rolando na internê… Por isso eu peço a todos vocês que me acompanham: antes de criticar essas pessoas com grosseria e rispidez, lembre-se de que as pessoas estão ali com problemas semelhantes aos seus e poderiam escolher não dividir informação nenhuma! Nem sempre as opiniões serão iguais às suas ou atenderão aos seus anseios.

Vamos refletir? Algumas vezes as pessoas serão duras com você, pois talvez você precise disso naquele momento, ou talvez seja o jeito delas, ou talvez você esteja interpretando mal o texto. Sim, nós interpretamos muitas vezes com a nossa emoção do momento, sem saber qual era a emoção do outro – colocamos nele a nossa sensação. Não entenda tudo como um ataque pessoal, pois não é!

Respeito é fundamental! E não apenas ser respeitado, mas respeitar também! O coleguinha furou a dieta e tá sofrendo? Vamos ser mais empáticos e não criticar, rir, ironizar a pessoa, ela está sofrendo e quer ajuda, não mais motivos para se culpar! Não gostou de um comentário? Pare e pense: o que muda se eu reclamar, serei mais feliz? Se a resposta for negativa, melhor ignorar então né! Todos estamos no mesmo barquinho sem glúten! Vamos construir um ambiente de mais amor!

juntos

Se eu aprendi e continuo aprendendo algo, eu devo isso às pessoas que fizeram o grande favor de compartilhar aquilo que sabem com todos. Dos grandes cientistas e pesquisadores àqueles que sentem na pele todo dia o que é ser celíaco e como é enfrentar uma restrição que altera de muitas formas a sua vida. E não, eu não estou dizendo que a vida fica pior! Às vezes quando você diz que a vida muda, as pessoas pré-julgam: ela está reclamando! Então, parem todas as máquinas: eu não reclamo por ser celíaca, eu agradeço todos os dias por ter descoberto a doença. Para mim, a vida pode ficar muito melhor: hoje eu vivo com saúde! Às vezes passo mal, me contamino, sou exposta a algum alergeno… Mas a vida segue e muito bem melhor do que antes, só tenho a agradecer o dia em que retirei o glúten da minha vida!

Continuo refletindo… com tudo que tenho aprendido, eu ainda tenho escolha: guardar toda a informação para mim ou dividí-la. Ser celíaco não é simples, na verdade é bastante complexo quando pensamos sobre a vida em sociedade. Mas não precisa ser doloroso, então eu penso que quanto mais pessoas conhecerem os riscos da contaminação cruzada, por exemplo, mais segurança nós celíacos teremos ao adquirir produtos, comer fora ou simplesmente provar um bolo sem glúten na casa de um amigo. Por isso escolhi divulgar para quem queira ver. Pois isso ajuda outras pessoas e me ajuda também. Assim como outros me ajudam e vamos criando uma espécie de corrente do bem sem glúten.

Então eu fico mais feliz a cada dia. Dividindo, eu também estou aprendendo. Percebo o que pode ser mudado, aprimorado. Estou aqui lutando por um mundo mais inclusivo para os celíacos, sensíveis e alérgicos. Um mundo onde possamos ter mais tranquilidade ao ler um rótulo ou pedir um prato em um restaurante. Cada pequena conquista é para mim uma grande vitória. Cada depoimento que recebo onde dizem que uma informação que compartilhei ajudou alguém de alguma forma, já me faz ganhar não apenas o dia, mas a minha existência inteira!

Juntos somos mais fortes!

Juntos somos mais fortes!

Também quero reforçar que nem tudo eu posso ou devo dividir! Não posso atender aos pedidos que recebo do tipo “me passa a sua dieta?”, “que suplementos/medicamentos você toma?”, pois essa é uma questão bastante individual! Tenho uma equipe tomando conta de mim, e eles se baseiam nas minhas características individuais para preparar tudo isso. Além disso, quem me acompanha já deve ter percebido que sou muito alérgica, e isso influencia muito nas indicações que recebo. Enfim, meu conselho é sempre: procure um bom médico e um bom nutricionista funcional, que lhe passem confiança e tranquilidade. Não desista até encontrar aquele que possa atender às suas expectativas.

Até mesmo para indicar produtos e lugares, eu não faço sem que eu os tenha provado – e no caso de ser algo que tenho alergia, uso a opinião de amigos que testaram e aprovaram. Além disso não sou muito de comida de pacotinho, muitas vezes não tenho produtos para indicar porque simplesmente, eu não provo muita coisa! Não é fácil encontrar fora da feira alimentos que não contenham glúten, leite, soja, ovo, corante, milho, arroz, etc etc etc (essa lista é enorme!). Ainda assim, algumas vezes me arrisco com derivados de arroz ou uma massa à base de milho, sempre em quantidades pequenas e com todo meu controle no caderninho de sintomas depois. Mas glúten, com esse não aventuro JAMAIS!

E ainda há quem ache que estou ganhando muito dinheiro com o blog… Gente, doença só gera dinheiro pra médicos, hospitais, laboratórios e etceteras! Muito mais fácil para qualquer marca vincular sua imagem a um blogueiro fitness, com corpo “perfeito” e uma vida plena do que para uma celíaca que reclama de dores e de vez em quando vai parar no hospital! Aqui é puro amor envolvido e muita coisa sai do meu bolso! O que realmente importa? Ajudar as pessoas, ser saudável e feliz!

Comida boa -> Saúde boa -> Vida boa! :)

Comida boa -> Saúde boa -> Vida boa!

Claro que como qualquer pessoa que esteja por aí colhendo informações, a minha bagagem vai influenciar naquilo que eu acredito e que vou expor. Sempre que você faz um trabalho público, há quem goste e quem não goste, cada um tem suas razões e não estou aqui para julgá-las. Que sejam felizes com suas escolhas assim como sou com as minhas! Acho que já refleti bastante, não é? Espero que a minha experiência, possa ajudar vocês de alguma forma, e obrigada a quem chegou aqui no final desse texto loooooongo!!

Eu só sei que faço com amor e carinho para todos. E que o espaço do Meu Segredinho é nosso, é coletivo e voltado para um bem comum, e as sugestões e críticas são sempre muuuuuito bem-vindas! Com certeza eu recebo muito mais do que dou! Muito obrigada! Quem gosta que continue aqui comigo! ♡

Beijinhos,

Author Signature

Comentários

comentários

Filed Under: Blog, Diário Tagged With: alergia, blog, celiac, celiaca, celiachia, celiaco, doencaceliaca, meusegredinho, semalergia, semgluten, vidasemgluten

« Como sobreviver sendo amigo de um celíaco
Ser celíaco ou doente celíaco: a escolha é sua! »
Originalmente

Oi, eu sou a Aninha e estes são meus segredinhos, dicas, desabafos e receitas de uma celíaca para viver muito bem sem glúten! ♡
Saiba mais →

Instagram @meusegredinho

Dicas do Meu Segredinho

Tratamento da Doença Celíaca
A minha SAÚDE é minha PRIORIDADE!
Mirtilo ou Blueberry
Sol e Vitamina D

Veja +Dicas

Segredinhos +Recentes

Mandioca: Mitos e Verdades – Domingo Espetacular

Tô de volta!!

Proteína relacionada à Doença Celíaca pode ser um marcador da Sensibilidade ao Glúten Não-Celíaca, diz estudo

Obrigada pelo ano incrível, e sem glúten!

Ser celíaco ou doente celíaco: a escolha é sua!

Bibliografia do Meu Segredinho

Bibliografia do Meu Segredinho

eu recomendo

Sabor Seguro

 
Bom Sem Glúten

 

Oi, eu sou a Ana e estes são meus segredinhos, dicas, desabafos e receitas de uma celíaca e alérgica para viver muito bem sem glúten, leite e sem alergias! ♡
Saiba mais →

Mandioca: Mitos e Verdades
backtoschool
Pão de Hambúrguer
Zonulin, uma proteína encontrada em níveis mais elevados no sangue de  celíacos e sensíveis ao glúten não-celíacos, pode ser a chave para a compreensão de como o glúten é capaz de causar dano aos intestinos.
2016
escolha

Marmita é ❤️

Copyright © 2018 · Foodie Pro Theme by Shay Bocks · Built on the Genesis Framework · Customized by Ana Paula Rodrigues